1º mandamento – Terás dinheiro sobrando

Este mandamento pode parecer óbvio, mas é surpreendente a quantidade de pessoas que mantém dinheiro investido em alguma aplicação financeira (porque, mentalmente, têm algum “destino certo” para esse dinheiro) enquanto estão devendo verdadeiras fortunas no cheque especial ou no rotativo do cartão de crédito, pagando juros altíssimos.

Esse fenômeno é conhecido como “contabilidade mental” e é resultado de uma distorção de percepção em relação ao dinheiro. Quem quer ser um investidor de sucesso precisa primeiro se livrar das dívidas e “arrumar a casa”, e só depois pensar em investir.

2º mandamento – Investirás primeiro em educação financeira

Antes de colocar o dinheiro onde quer que seja, é importante ter informação. O investidor de sucesso deve investir primeiro em sua própria educação financeira, para que tome decisões corretas, adequadas aos seus recursos e às suas expectativas.

3º mandamento – Terás uma estratégia

Este mandamento poderia se chamar “não seguir o rebanho”… O investidor de sucesso sempre tem um bom motivo, de natureza técnica, para investir em determinada ação ou título. E esse motivo está alinhado com a estratégia que ele escolheu para si. Ele nunca investe em determinado ativo apenas porque “todo mundo está fazendo o mesmo”.

4º mandamento – Saberás “quem ouvir”

O investidor de sucesso alimenta uma boa dose de ceticismo com relação aos “gênios financeiros de final de semana”, aquelas pessoas que acham que sabem tudo só porque acertaram a compra de uma ou outra ação e agora se acham capacitados para dar palpites na vida financeira de qualquer um. O investidor bem sucedido sabe que existem profissionais preparados e certificados para prestar determinados serviços, como administradores de carteiras, analistas e consultores de valores imobiliários. Quando o investidor de sucesso precisa de uma opinião externa, ele procura uma pessoa capacitada e autorizada a emitir essa opinião.

5º mandamento – Terás disciplina

O sucesso nos investimentos raramente é fruto das “grandes tacadas”. A maioria dos investidores de sucesso são pessoas que investem dinheiro de forma regular e consistente, geralmente estabelecendo um valor fixo ou percentual da renda mensal para investir todo mês.

6º mandamento – Alimentarás expectativas realistas

O investidor de sucesso sabe que não existe “almoço grátis”. Se um investimento tem um potencial de retorno alto, o risco de perda é igualmente alto. Ele sabe quais são as taxas médias pagas por ativos de renda fixa e os retornos médios dos ativos de renda variável, e faz suas análises e projeções baseadas nesses números. Ele é cético quanto a investimentos que se propõem a dar grandes retornos com baixo risco e sabe que “quando a esmola é grande, o santo desconfia”.

7º mandamento – Diversificarás seus investimentos

Uma das práticas mais rudimentares e, ao mesmo, tempo mais eficientes de gerenciar riscos em investimentos é diversificar. Estabelecer um percentual do capital a ser alocado em renda fixa e o restante em renda variável. Da parte que vai em renda fixa, selecionar um determinado número de empresas e setores que garantam um bom equilíbrio na carteira. Na parte de renda fixa, também diversificar entre títulos públicos e títulos privados de instituições diversas.

8º mandamento – Saberás aquilo que tem

Não adianta criar um procedimento de diversificação, alocar o dinheiro conforme planejado e simplesmente “esquecer” dele. De tempos em tempos é importante fazer um balanço dos investimentos, analisando cada ativo individualmente, vendo aquilo que vale a pena manter e o que vale a pena descartar. Também é importante fazer, periodicamente, o “rebalanceamento de carteira”, que são os ajustes necessários para que a carteira de investimentos permaneça enquadrada nos percentuais de diversificação previamente determinados.

9º – mandamento – Terás objetivos

O investidor de sucesso não guarda dinheiro “por guardar”. Ele investe por alguma razão. As razões para se investir podem ser muitas, como: ter uma reserva financeira que cubra “x” meses de despesas caso algo ruim aconteça; ter recursos para investir em educação/viagens/bens materiais; gerar recursos para iniciar um negócio próprio; garantir uma aposentadoria confortável ou até mesmo uma aposentadoria antecipada.

10º mandamento – Serás “senhor” do seu dinheiro

O investidor de sucesso sabe que é importantíssimo ter disciplina e uma vida financeira equilibrada, mas ele também sabe que não deve deixar o dinheiro escravizá-lo. Ele sabe que é importante viver com qualidade e desfrutar as coisas boas que a vida oferece, e que não deve se tornar uma pessoa sovina e mesquinha apenas para ter mais dinheiro sobrando para investir.