BlueQuant


O desafio de “empoderar” o investidor

“Empoderar” é uma palavra que virou “modinha” e que, nos últimos anos, começou a figurar no nosso léxico de forma mais intensa. Eu abomino palavras “modinha”, mas não consigo pensar em outra palavra para definir o conceito “BlueQuant”.

Preciso começar dizendo que sou um “crente” na educação financeira. Eu realmente acredito que o conhecimento de finanças é uma coisa acessível e, mais que isso, necessária. Ter mais controle sobre as finanças significa ter mais controle sobre a vida. E não devemos perder de perspectiva que… Bem… Liberdade financeira é liberdade pessoal!

BlueQuant é a minha linha de cursos sobre investimentos que tem como objetivo, enfim, “empoderar” o investidor. Dar ao investidor condições, conhecimento e autonomia para que o investidor possa definir suas estratégias e tomar suas decisões, sem precisar de conselhos, orientações profissionais e seguir “gurus financeiros”.

Dar PODER ao investidor! Esta é a proposta da linha de cursos BlueQuant.

Investindo sem “achismos”

Minha abordagem pessoal nos investimentos é de linha quantitativa. Isso significa que procuro, sempre que possível, trabalhar com dados concretos e objetivos, de base numérica e que possam ser mensurados. A outra abordagem nos investimentos é a de base qualitativa, que se apoia em dados subjetivos e estimativas.

Uma abordagem qualitativa, quando é bem feita, é muito boa e pode trazer excelentes resultados. Quando é qualquer coisa menos que “bem feita”, vira algo que beira a adivinhação. Vira o proverbial “achismo”, que é um dos maiores inimigos dos investidores.

Uma boa análise qualitativa depende, majoritariamente, das habilidades, características e da percepção do analista. Isso significa que uma análise qualitativa de uma mesmo ativo financeiro, feita por duas pessoas diferentes, jamais será totalmente igual.

O modelo qualitativo, por ser apoiado em modelos e dados objetivos, sofre muito menos variações (e isso quando sofre!) quando aplicado por pessoas diferentes. Investir com base em modelos qualitativos é uma coisa mais fácil (afinal, basta definir uma estratégia e seguir as regras daquela estratégia) e ajuda a reduzir (ou mesmo eliminar) a influência de aspectos emocionais e subjetivos das decisões de investimento.

A perfeição é algo inatingível. Não devemos buscar a perfeição – devemos buscar a consistência. Investir com base em abordagens quantitativas é um caminho muito mais fácil para se obter consistência e bons resultados. E, mais importante, QUALQUER PESSOA pode investir (e ter sucesso) aditando uma abordagem quantitativa.

Novamente: investir de forma quantitativa significa “seguir regras”. Se você é capaz de seguir regras, você é capaz de ter sucesso investindo. Simples assim.

BlueQuant – O que é?

BlueQuant é a minha forma de demonstrar que QUALQUER pessoa pode investir e ter sucesso. Não é preciso ter um grande conhecimento de finanças e nem algum tipo de “habilidade premonitória”. Aliás, isso não existe!

O “quant” na marca representa essa escolha pelo caminho quantitativo e sistemático. “Blue” (azul), num contexto financeiro, remete a “estar no azul” (que deveria ser a realidade de todo investidor de sucesso).

A linha de cursos BlueQuant atende investidores de vários níveis, do completo principiante até o mais experiente.

Atualmente, a BlueQuant tem quatro programas:

Revolução Financeira

Um curso de abordagem comportamental sobre dinheiro e enriquecimento. Não é, propriamente, um curso sobre investimentos, mas é um curso que cria a base pessoal para o sucesso financeiro (num sentido amplo – não só nos investimentos)

Blueprint – Formação de investidores

Meu curso introdutório de investimentos, feito especialmente para aquele investidor iniciante que quer “começar certo” no mundo dos investimentos. Muitos investidores aprendem na base da “tentativa e erro”, buscando vários métodos e “receitas”, o que resulta num aprendizado caro, custoso, com muitas perdas em muitas frustrações.

O Blueprint forma o investidor “crítico”, que consegue enxergar as oportunidades e as armadilhas do mundo dos investimentos.

ValueMaster – Formação de Investidores em Ações

Meu curso de investimento em ações e ativos de renda variável, que oferece um método de base 100% quantitativa para obter sucesso perene e consistente no mercado de ações.
É um curso mais voltado para o investidor intermediário, mas tanto completos principiantes quanto ao mais experientes tem muito a se beneficiar fazendo o ValueMaster.

BlueQuant Club

Meu programa de mentoria online em grupo. No BlueQuant Club, você terá acesso a um grupo exclusivo de investidores “com a mesma cabeça” e orientados por mim.

Dê uma olhada nos cursos e programas BlueQuant, e prepare-se para ter o sucesso que você sempre almejou nos seus investimentos.

André Massaro

Quer se manter atualizado?

Assine minha newsletter e fique sabendo em primeira mão de meus artigos e vídeos e, ainda, receba conteúdos EXCLUSIVOS.