17/11/2020 • • por Andre Massaro

Como economizar no supermercado (usando táticas de guerrilha)


Se você acha que um artigo sobre “dicas de como economizar no supermercado” é uma coisa trivial, é porque não tem ideia do arsenal que as redes de supermercado usam para fazer com que pessoas comuns (como você e eu) gastem além daquilo que seria razoável.

O consumo é um “tema primordial” das finanças pessoais. Isso porque a maior parte dos problemas de finanças pessoais está, de forma direta ou indireta, ligada ao consumo.

As relações de consumo são uma guerra e, mais que isso, uma guerra fortemente desequilibrada, onde grandes empresas têm todos os recursos à disposição. E pequenos consumidores acabam sendo, muitas vezes, vítimas indefesas de técnicas e artimanhas meticulosamente desenvolvidas para persuadir a pessoa a gastar mais.

Não se deve perder de perspectiva que alguns varejistas populares são grandes grupos multinacionais que, muitas vezes, pagam a peso de ouro os melhores profissionais de marketing, psicólogos e antropólogos para esquadrinhar nossos hábitos de consumo e encontrar lacunas e fragilidades que possam ser exploradas, com o objetivo de nos fazer comprar MAIS.
Por isso, é preciso técnica e preparação para ir as compras e conseguir economizar no supermercado.

Vamos ver, então, como economizar no supermercado usando algumas “táticas de guerrilha” para lutas desequilibradas e assimétricas.

Como economizar no supermercado – o seu “plano de guerra”

Diagrama em formato de mapa mental, mostrando orientações sobre como economizar no supermercado
Mapa mental – Como economizar no supermercado
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1- Use a Teoria da Inoculação a seu favor

A “Teoria da Inoculação” é um conceito da Psicologia que diz, essencialmente, que você consegue desenvolver “defesas” contra tentativas de convencimento persuasão quando conhece o que está por trás dessas tentativas.

É como se você desenvolvesse “anticorpos mentais” contra esses ataques. Inclusive, aqui no site tem um artigo sobre a Teoria da Inoculação, que explica detalhadamente o conceito.

Então, se você entender algumas armadilhas de persuasão usadas pelos supermercados, você estará, em tese, “inoculado” contra essas armadilhas.
E essas armadilhas têm nome…

2- Entenda (ao menos superficialmente) o que é Trade Marketing

Bem, aqui é onde você vai aplicar a tal Teoria da Inoculação…

Trade Marketing é uma área do marketing dedicada à aplicação das técnicas de persuasão no próprio ponto de vendas (que é o local onde as vendas acontecem).

O seu contato com determinado produto pode acontecer de várias formas: através de anúncios na televisão, na internet, recomendações de conhecidos… Mas tem aquele momento em que você está dentro da loja e o produto está ali “na sua frente”: Como te convencer a comprar?

Os supermercados são experts em trade marketing. Fazem “promoções-relâmpago” no local (com um narrador “atiçando” os clientes que estão na loja”), colocam produtos voltados para crianças em prateleiras mais baixas (dentro do alcance visual delas), fazem displays vistosos, colocam doces e outros itens de “conforto psicológico” ao longo das filas dos caixas entre outras coisas.

Tudo isso são técnicas de trade marketing, que têm como objetivo fazer você tomar uma decisão de compras “na hora”, impulsivamente.
Então, se você aprender um pouquinho sobre essas técnicas de trade marketing, vai desenvolver “anticorpos mentais” contra elas.

E quando você ver uma promoção-relâmpago ou algo do gênero, vai pensar consigo mesmo: “ahá, estão tentando me pegar na impulsividade, mas eu não vou cair nessa!”.

3- Faça uma lista de compras

Pode parecer uma recomendação primária (e, de fato, é). Mas muita gente acaba esquecendo de fazer uma lista e deixa para tomar as decisões no local.

Só que, como já foi comentado, o supermercado é um local meticulosamente planejado para fazer com que você compre mais do que realmente precisa. Os corredores, prateleiras e displays são planejados (seu arranjo não é aleatório) para estimular as compras por impulso, graças às já comentadas técnicas do trade marketing.

Você vê um item que parece “interessante” e acaba levando, sem nem ao menos saber se precisa daquilo.

A lista de compras tem uma função primordial, que é te impedir de ficar “passeando” pelo supermercado e de tomar decisões no local. Afinal, você supostamente já tomou suas decisões ANTES de entrar no supermercado (ao fazer a lista).

O que você vai fazer, uma vez que está dentro do supermercado, é EXECUTAR, e não tomar decisões…

4- Entre e saia RÁPIDO!

Como dizem por aí, tentações são iguais a torturas: Em algum momento, você não vai resistir e vai acabar cedendo…

Então, para não cair em tentações (de consumo), reduza seu tempo de permanência dentro da loja. Quanto mais tempo você permanecer dentro do supermercado, maior a probabilidade de que alguma das armadilhas do trade marketing vá te pegar pelo pé… E você vá acabar comprando algo desnecessariamente.

Então, não fique “passeando” dentro do supermercado.

A lista de compras (comentada anteriormente) vai te ajudar a agir com objetividade, de tal forma que você entre, pegue aquilo que está na lista e caia fora (sem ficar olhando para os lados).

5- Pesquise os preços

Em outras épocas, fazer pesquisa de preços implicava em ir, pessoalmente, às lojas e observar os produtos.

Esse tipo de pesquisa de preços “in loco” tem um problema que a torna meio paradoxal… Você precisa ir à loja para fazer e, ao ir à loja, algumas pessoas têm grande dificuldade em sair “de mãos abanando”.

Ou seja, fazemos pesquisa para economizar dinheiro mas, no processo de pesquisa, a gente acaba entrando nas lojas e caindo nas tentações (santo trade marketing…) e, no fim das contas, o resultado (financeiro) acaba sendo o oposto daquilo que esperávamos: Ao invés de gastar menos, acabamos gastando mais.

Por isso, faça suas pesquisas de preços pela internet. Antigamente era difícil ver itens mais simples (mais baratos e de consumo rápido) à venda na internet. Mas, hoje, os supermercados online estão bem mais populares e mesmo itens mais baratos e de “giro rápido” podem ser pesquisados.

Conforme o caso, faça a pesquisa de preços enquanto estiver fazendo sua lista de compras e estabeleça “valores de referência”. Se os itens que você planejou comprar estiverem de acordo com esses valores de referência, compre.

Procure comprar o mais barato que puder, mas lembre-se que dificilmente você vai encontrar todos os itens mais baratos em um mesmo local. Então, procure fazer as suas compras naquele lugar que “tenha mais coisas baratas”, mas consciente de que algumas coisas, ali, estarão mais caras que em outros lugares.

Usa a lógica de “portfolio de investimentos” em suas compras do dia a dia.

Isso pode ser aceitável (assumindo que não esteja exageradamente mais caro) se for te poupar de ir a muitos lugares para pegar os melhores preços.
Lembre-se que seu tempo também tem valor (não transforme a pesquisa de preços em uma “nova profissão”) e não fique indo a muitos supermercados diferentes.

Lembre-se, quanto mais você vai a supermercados, mais as tentações vão te assombrar…

6- Compre produtos mais baratos

Aqui, outra dica bastante comum e, às vezes, um pouco controversa.
“Controversa” porque muita gente confunde “comprar marcas mais em conta” com “comprar qualquer porcaria, contanto que esteja mais barata”.

Existem produtos que são mais caros e que não oferecem nenhuma vantagem (já ouviu falar em consumo conspícuo?). Porém, como regra geral, assumimos que produtos mais caros tendem a ter qualidade superior.

E assumimos, também, que consumidores têm uma certa expectativa e padrões minimamente aceitáveis de qualidade.

Então, quando buscamos produtos alternativos mais baratos, o que devemos buscar não é “mais baratos” em termos absolutos, mas sim mais baratos dentro daqueles critérios de qualidade que, como consumidores, julgamos ser adequados.

Não observar essa relação entre preço e qualidade pode nos colocar naquela situação de comprar algo “barato que sai caro”…

7- Cuidado com as promoções

Quero te fazer uma pergunta: Imagine que você viu um item de 100 reais que estava custando 50 reais (tinha 50 reais de desconto), e você comprou.
Quanto você ganhou nessa transação?

Algumas pessoas vão dizer “eu ganhei 50 reais” (de desconto) Porém, se você comprou algo de que não precisava, você não ganhou 50 reais. Pelo contrário, você PERDEU 50 reais.

Uma promoção só é realmente vantajosa se você precisa daquele item ou se era aquilo que desejava comprar. Comprar algo “de oportunidade”, só porque está barato, não é economizar, e sim jogar dinheiro fora.

8- Deixe as crianças em casa

Para finalizar, mais uma daquelas dicas básicas do “frequentador experiente” de supermercados: Não vá ao supermercado com crianças.

É difícil dizer “não” às crianças (ainda mais se elas estiverem particularmente birrentas naquele dia) e muitas das armadilhas do trade marketing são voltadas para o público infantil, que é mais vulnerável, mas, por outro lado, acaba tendo grande influência sobre os pais.

Conclusão

Se você observar com atenção as dicas e recomendações dadas neste artigo, poderia resumir tudo da seguinte forma: “Vá ao supermercado o mínimo possível e fique o mínimo de tempo possível dentro dele”.

Grande parte da nossa dificuldade em economizar no supermercado vem menos dos preços dos produtos e mais por “comprarmos errado”, de forma não planejada e impulsiva.

A parte dos preços pode (e deve) ser resolvida através da pesquisa de preços ou compra de itens mais baratos. Mas as questões envolvendo nosso padrão de compras (impulsividade e se deixar persuadir pelas armadilhas) são resolvidas com o planejamento das compras, com a aplicação da Teoria da Inoculação e com a redução de nosso tempo de permanência nos estabelecimentos comerciais.

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